Pais que choram…
A dor do adulto deve ser percebida pela criança? Os pais devem esconder dos filhos as dores e dificuldades que enfrentam?
Neste momento ser adulto está sendo, no mínimo desafiador. Os medos, as incertezas e dificuldades todas vem à tona e, como humanos que somos, nos vemos manifestando-as através do nervosismo, da angustia e até das lagrimas por diversas vezes.
Ninguém é de ferro! Desde que a situação não seja constante, é obvio que pode, deve e irá acontecer! Sabe aquele famoso conselho da vovó “chora que é bom, lava a alma”? Pois é, ele faz todo sentido.
Ver os pais chorando, como seres com fraquezas, que choram sim, que tem sentimentos e que as vezes não sabem, assim como eles, lidar com o que sentem, pode ser uma novidade para muitas crianças, mas também é uma ótima oportunidade de humanizar ainda mais a relação e demonstrar que adultos e crianças ficam tristes da mesma maneira, muito embora por motivos diferentes.
Além disso, o neurocientista e autor do livro Chorar – O Mistério das Lágrimas, William Frey, afirma que ao chorar, o cérebro libera leucina-encefalina, substancia com efeito similar ao do anestésico e é por isso que nos sentimos aliviados depois de chorar.
Chorar de tristeza, angustia, raiva, dor, ALEGRIA. Seja qual for o motivo, desde que se explique de forma bastante direta e honesta os motivos, é normal e faz bem!
Pais que choram são humanos, são normais e não existe vergonha ou demérito nenhum nisso!
#ccbambini #ccb #educacaocomamor #paisquechoram #chorarehumano #covid2020 #quarentena