Iniciamos hoje, o ciclo de conteúdos personalizados, atendendo aos anseios das nossas queridas famílias.
O 1º #CCBRESPONDE vai atender ao questionamento da mamãe Juliana: ALFABETIZAÇÃO AOS 3 ANOS, O QUE EU PRECISO SABER?
Para abordamos esta temática, dividiremos este post em duas etapas. Desta forma, você terá acesso as minúcias deste processo tão fascinante que é a Alfabetização.
Então vamos lá?
Nós acreditamos e defendemos a aprendizagem com base nos preceitos Montessorianos de ensino. Nesta proposta o desenvolvimento e preparação da criança para a alfabetização passa por etapas:
1- MENTE ABSORVENTE: do nascimento aos seis anos de idade, a criança encontra-se no estágio da mente absorvente. Em outras palavras: tudo o que seu filho toca, ouve, vê e sente é absorvido como uma referência para que ele construa, aos poucos, sua percepção do mundo.
Por volta do primeiro ano de vida adquire habilidades linguísticas e por volta dos três anos, sua percepção passa a englobar os símbolos escritos que estão à sua volta. É claro que ele ainda não compreende seu significado e a este processo chamamos de escrita espontânea. A partir desse momento, começa uma preparação indireta, um treino de cada habilidade individual que ele precisará conciliar para conseguir, mais tarde, compor palavras no quadro, na parede e no papel.
2- AS REGRAS DA LINGUAGEM: Você já parou para perceber quantos movimentos inconscientes fazemos antes de escrever? Segurar o lápis, conter a força, manter a folha sobre a superfície, organizar a escrita da esquerda para a direita, de cima para baixo, compreender que cada letra ou conjunto de letras equivale a um som ou fonema, são exemplos de ações que precisamos dominar para escrever. Por isso é essencial que a criança esteja familiarizada com todas essas práticas e requisitos antes de proceder à escrita.
É claro que esse conjunto de regras e procedimentos não será despejado sobre os alunos em forma de teoria, mas trabalhado aos poucos, por meio de materiais que engajem todos os sentidos e não somente a visão. Para adquirir essas habilidades a criança precisa de estímulos sensoriais desde o nascimento. Trata-se de um refinamento gradual dos sentidos a fim de tornar a criança apta a desenhar as letras mais tarde.
Fascinante não é mesmo?
3- PREPARAÇÃO INDIRETA: É nessa etapa que entra a familiarização com o alfabeto. Em Montessori, há vários recursos projetados justamente para fazer essa aproximação. Um exemplo é o alfabeto de lixa. Nesse material, as letras têm a textura de uma lixa no intuito de que a criança não somente veja, mas também sinta seu formato. Na sequência trabalhamos com a caixa de areia, na qual as crianças passam a desenhar com a ponta dos dedos cada letra que lhe for apresentada. E posteriormente, com o alfabeto móvel, aos alunos dá a possibilidade juntar vogais e consoantes e formar palavras, associando a escrita com o valor fonológico. Lembrando que é fundamental que a aprendizagem aconteça com o intuito de educar os sentidos, por isso a importância de utilizarmos elementos visuais, táteis e auditivos nesta etapa do desenvolvimento.
4- Palavras no quadro: Depois de ter praticado no Alfabeto Móvel e ter um domínio razoável das letras, sílabas e palavras mais simples, é chegada a hora de a criança proceder à escrita em si. Geralmente, essa etapa acontece em pequenos quadros negros, nos quais ela escreverá com giz, ou em folhas tamanho A3 com giz de cera. Esses materiais, é claro, logo darão espaço às folhas de papel e canetas. A ideia é que nesse momento, a escrita flua mais espontaneamente e com mais tranquilidade do que acontece no ensino tradicional, em que muitas vezes é criado um trauma com a repetição de exercícios aos quais a criança não está habituada.
Atenção: dentro desta proposta não há uma alfabetização precoce, e sim uma preparação do terreno cognitivo para as demandas intelectuais e motoras que virão depois. O resultado é uma alfabetização humanizada e agregadora, e não disruptiva.
Ficou com alguma dúvida em relação ao processo de alfabetização? Entre em contato conosco. Teremos muita satisfação em compartilhar com você as maravilhas da metodologia Contemporânea de Ensino.
#respeito #infância #compromisso #educaçãocomamor