Preparando para o agora e o amanhã
Metodologia de ensinoProposta Pedagógica
Com uma proposta Pedagógica inovadora, o Colégio Contemporâneo Bambini preconiza a vivência plena da infância, na qual a criança possa crescer e se desenvolver sendo ela mesma. Assumindo compromissos de crianças: vivendo intensamente e plenamente experiências de descobertas, exploração de sentidos, dos significados, das cores, da água, do ar, da terra, do fogo; dos desejos de tocar, mexer, desmanchar o que já está feito; de fazer e refazer muitas e muitas vezes uma mesma coisa; de significar e ressignificar o mundo à sua moda; de correr, pular, contar e recontar o mesmo conto; de ler, escrever, cantar, dançar e pintar ao mesmo tempo; de chorar e rir num curto espaço de tempo; de viver diferentes papéis: de mãe, pai, filho, avô, avó, médico; criar e recriar um mundo de fantasia imaginação; de pintar a realidade, desenhar o mundo, desejar, brincar de faz de conta, transformar uma caixa de papelão num tesouro, uma árvore numa floresta, um pneu num carro, um cabo de vassoura num cavalo, uma mesa numa casinha; de conversar sozinhas sem se importar com o mundo a volta delas, de viver no faz de conta a vida dos adultos, e assim, formar-se integralmente, desenvolvendo os aspectos físicos, motores e sensoriais, aspectos afetivos e emocionais, aspectos cognitivos, expressivos e intelectuais.
Missão - Visão - Valores
Oferecer educação inovadora, com base no método Montessori que promova a excelência humana e acadêmica e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, solidária, amorosa e comprometida.
VISÃO
Ser uma instituição de ensino de referência, dinâmica, comprometida e inovadora em suas propostas e práticas pedagógicas, no qual o amor seja sempre o carro forte na formação de cidadãos críticos, éticos, conscientes e empreendedores.
VALORES
Autonomia pessoal e coletiva
Discernimento
Respeito às diferenças
Criatividade
Solidariedade
Alteridade
Responsabilidade
Cooperação
Cordialidade
Fé e Justiça
Diálogo intercultural
Parceria com a Família
METODOLOGIA CONTEMPORÂNEA
O Sistema Contemporâneo de Educação surgiu a partir de estudos científicos e do olhar atento da Pedagoga Schaueni Coelho (fundadora do CC Bambini) à cerca do desenvolvimento das crianças. Sua pesquisa e vasta experiência diagnosticaram a urgência da implantação de um sistema de ensino contemporâneo, que contemple as reais necessidades e as potencialidades dos educandos, fazendo com que estes se encantem com a produção do conhecimento, que mais do que um método de ensino, constitui-se em uma filosofia de vida que busca o desenvolvimento pleno do ser humano baseado na premissa Montessoriana do “ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo”, aliado ao contexto dinâmico, atual e tecnológico do século XXI.
Equipe Pedagógica
A equipe de trabalho do CCB, é constituída por cerca de 20 colaboradores responsáveis, atentos, sensíveis, dinâmicos e que amam o trabalho com as crianças. Um grupo que sabe construir e manter um ambiente suscitador do crescimento contínuo, que sabe que nada se consegue sem esforço, fé e entusiasmo. Numa progressiva atitude de pesquisa e estudo o Colégio Contemporâneo trabalha a excelência desta prospectiva apaixonante: ajudar o educando a ser artífice do seu próprio desenvolvimento e da comunidade onde vive. A máxima montessoriana “Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesma” e o empenho para uma cultura de paz e de respeito à vida, são hoje componentes fortes da identidade do CCB.
PRINCÍPIOS NORTEADORES:
- O respeito à individualidade;
- A empatia como regra de ouro;
- O estímulo à autonomia;
- O aprender a aprender;
- A solidariedade e educação para a vida.
No ambiente escolar, o educando vivencia situações que permitem o amadurecimento da sua capacidade de autonomia e aquisição de posturas mais equilibradas no relacionamento com o mundo e com os outros. Além disso propicia a evolução do cidadão consciente, curioso, crítico, produtor constante de conhecimento, que respeita a si mesmo e aos outros de forma responsável, independente, disciplinada e ética. Para que esse processo aconteça naturalmente o ambiente e o espaço da escola são cuidadosamente preparados. São oferecidos materiais que despertam o interesse e a curiosidade, levando-os à aprendizagem.
Neste contexto o papel do professor é de respeito ao tempo de cada um e, valorização da opção de escolha, preparando um ambiente agradável e dinâmico, propenso à autonomia e aprendizagem. Observador, o profissional atua como mediador da relação de ensino-aprendizagem, interferindo quando necessário.